Resiliência: A arte de superar as adversidades.

Resiliência é uma palavra que nós psicólogo “roubamos” da física e, certamente você irá perceber a importância dela na sua vida … de uma forma bem simplista direi que nada mais é que a capacidade de voltar ao estado natural após ter sofrido pressão.
Hoje mais do que nunca sei o valor dessa palavra, diariamente luto para reinventar-me, buscar ser alguém melhor dentro que considero ideal na minha vida.

Ser resiliente é estar apto a lidar com as dificuldades, aprender a tirar lições das frustrações ,enfrentar os problemas e reagir de forma estratégica para peitar as adversidades ,é reinventar-se ,saber que não será fácil curvar-se às situações complicadas que vivemos todo santo dia, no entanto, que é fundamental buscar forças para mudança, ser resiliente é esculpir seu novo EU, conseguir voltar a VIVER bem após episódios adversos .
Pense em tudo que já passou, nos tombos que levou, quantas vezes que levantou, enfrentou e de forma hábil reagiu. Tome consciência do quão FODA você pode ser e faça acontecer.

Se tem uma meta, e REALIZE . Se for um sonho distante, melhor ainda, aproveite o caminho e cresça durante o trajeto da sua conquista, a única coisa que NÃO PODEMOS FAZER : É NOS ACOMODAR. Lute, invente ou se reinvente, sei lá…crie e faça valer cada segundo do seu triunfo…acredite que você pode e é capaz.
Enquanto criança ao aprender andar você caiu, chorou, berrou , mas precisou levantar, com certeza uns foram mais rápidos outros demoraram mais, engatinhar era mais fácil , porém lembro a você, que cedo ou tarde começou a caminhar. Fez valer seu esforço e a recompensa maior foi correr para os braços da sua mãe que te esperava feliz com sua conquista.

Na vida precisamos disso e, eu não seria ingênuo em acreditar no mundo perfeito, sem sofrimento ou dor, mas SIM na superação dos obstáculos . Confesso que diariamente encho meu peito de esperança e satisfação com as evoluções que escuto no meu consultório. A força ,foco e determinação do ser humano é algo inenarrável, basta acreditar !!!

 

A vida é dinâmica e o tempo pode ser um aliado nos percalços dela, porém a inércia e procrastinação diante dos obstáculos podem ser decisivas para sua evolução.
Por isso costumo dizer: Olhe bem para sua dor, respire-a , sinta e embriague-se dela, mas assim que ela der uma “brechinha” aproveite e reinvente-se ,ressuscite e levante mais FORTE do que nunca, pois ainda tem muita coisa boa pra VIVER!!!

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *