Déficit de Atenção, o que é?

Começa a aula na sua faculdade, o professor entra na sala, inicia a explicação da matéria e…em 10 minutos você já não sabe o que está acontecendo, percebe que está mais perdido que cego em tiroteio. Não assimilou nada que ele disse, ficou olhando, ouvindo mas não prestou atenção. De repente você se pega olhando o que o colega ao lado está desenhando no caderno, ou fica incomodado com um barulhinho repetitivo e distante que vem do corredor, onde o zelador está passando a enceradeira, isso quando você não está em “alfa”, pois começou a ver aquele episódio da sua série favorita, que acabou de sair quentinho e no meio da trama você se pergunta: “Ué, mas esse personagem não tinha morrido? De quem é esse carro?”. Isso acontece com você? Talvez você tenha de TDAH, o famoso Déficit de Atenção.

Trata de algo que antigamente acreditava-se pertencer ao mundo infantil, no entanto, estudos científicos vem dia a dia desmistificando essa máxima. Hoje sabemos que o TDAH pode ser diagnosticado em adolescentes e adultos. Costumo dizer que o indivíduo com TDAH não necessariamente perde o foco, muito pelo contrário ,na verdade ele está atento vários focos simultaneamente o que faz não estar inteiro em nenhum deles.

É importantíssimo a pessoa investigar minuciosamente junto à profissionais da saúde, pois caso esteja acometido de TDAH e não trabalhe de forma adequada a patologia, consequências negativas disso podem surgir e aumentar as dificuldades da rotina diária, interferindo na sua vida com os reflexos de uma baixa autoestima, dificuldade no mercado de trabalho e em relacionamentos, crises de ansiedade e por aí vai…
Se você conseguiu ler esse texto até o final e teve a concentração necessária para não precisar retomar a leitura por ter voado looonge com seus pensamentos, posso dizer já é um bom sinal, porém se a dificuldade em ater-se a cada parágrafo foi GIGANTESCA vou pedir uma coisa: me dê uma ligadinha, pois talvez precise de ajuda especializada.

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *